Inscrições Programa Ciência sem fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal em parceria com diversas universidades internacionais que tem por objetivo promover uma consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, aumentando a relevância e competitividade brasileira no cenário internacional por meio do intercâmbio. Esse programa ocorre pela parceria entre os Ministérios da Educação (por meio do CNPq e Capes); Ciência, Tecnologia e Inovação; Secretarias de Ensino Superior e Tecnológico.

Inscrições Programa Ciência sem fronteiras

Inscrições Programa Ciência sem fronteiras

As previsões do Ciência sem Fronteiras somam a quantidade de 101 mil bolsas de intercâmbio concedidas em quatro anos, para alunos de graduação e pós-graduação. Além de promover o intercâmbio dos pesquisadores brasileiros, o Ciência sem Fronteiras busca atrair pesquisadores do exterior que desejam vir ao Brasil e estabelecer parcerias com pesquisadores brasileiros.

Desde o seu lançamento, esse programa já beneficiou milhares de estudantes brasileiros de todas as regiões com bolsas para diversos países, principalmente Estados Unidos, Portugal, Canadá, Alemanha e Austrália. As bolsas concedidas contam também com auxílio-moradia, auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Inscrições Programa Ciência sem fronteiras

As Inscrições Programa Ciência sem fronteiras não tem um período específico, estando abertas durante todo o ano e divulgadas na medida em que novas oportunidades de bolsas vão aparecendo. Para se inscrever, é preciso acessar a página de inscrições do Programa, no endereço www.pronatecmec.com.br/ciencia-sem-fronteira para conferir as ofertas de vagas. Outra forma de verificação é através dos sites das universidades estrangeiras de interesse.

Para se inscrever, é preciso que o estudante tenha uma carta de aceite da universidade para onde deseja ir e por isso, antes de se inscrever, é preciso entrar em contato com a universidade estrangeira. Após essa carta de aceite, o estudante deverá solicitar a sua inscrição.

Quem pode fazer as Inscrições Programa Ciência sem fronteiras

As bolsas do programa são destinadas a estudantes de graduação, tecnólogos e pós-graduação (mestrado  profissional, doutorado sanduíche e pleno, pós doutorado). Os pré-requisitos para inscrição variam de acordo com o tipo de bolsa ofertado; para os estudantes de graduação, é necessário que o estudante tenha alcançado no Enem nota igual ou superior a 600 pontos, realizado a partir de 2009.

As áreas relacionadas a tecnologia e inovação são prioritárias na concessão de bolsas, como:

  • Engenharias,
  • Biologia,
  • Tecnologia Aeroespacial,
  • Energias Renováveis,
  • Petróleo,
  • Gás,
  • Carvão Mineral,
  • Ciências do Mar,
  • Produção Agrícola Sustentável,

dentre outras.

Inscrições Programa Ciência sem fronteiras

Inscrições Programa Ciência sem fronteiras

Ciências Sem Fronteiras 2018

Devido ao imenso gasto do governo em manter as bolsas internacionais juntamente com um esforço do mesmo em cortar gastos públicos devido à crise financeira, o programa Ciência Sem Fronteiras 2018 foi congelado e ainda permanece assim. No segundo semestre desse ano, ainda serão concedidas cerca de 14 mil bolsas a alunos, porém, com base nos editais passados.

Porém, ainda existe uma expectativa de que o Governo Federal conceda mais bolsas ainda esse ano; essa verba adicional daria prioridade a estudantes de pós-graduação, porém isso ainda não foi confirmado. Se você deseja estudar em outros países, recomenda-se que fique sempre atento à possibilidade de sair um novo edital esse ano. Está sendo realizada uma análise meticulosa dos orçamentos de modo a dimensionar o programa ainda para esse ano, portanto, resta-nos aguardar boas notícias!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.